Menos descartáveis e mais canecas. Cuide do meio ambiente

5 de junho de 2018 @

Menos descartáveis e mais canecas. Cuide do meio ambiente

Em 2018 o Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, completa 46 anos. A data foi criada na , na Suécia, em 1972. Desde então, os cuidados com o meio ambiente são oficialmente uma preocupação mundial.

Contribuir com ações de preservação é um comportamento acessível a qualquer pessoa, empresa ou instituição.

Basta uma pequena mudança de hábito, como substituir o uso de copos descartáveis por canecas de porcelana, para gerar um impacto ambiental gigantesco.

O descartável polui por até 450 anos

Fica mais fácil entender a dimensão que essa simples troca proporciona, ao saber que no Brasil são fabricadas aproximadamente 96 mil toneladas de copos plásticos por ano.

Isso não seria algo ruim, se o plástico dos copos descartáveis não demorasse entre 200 e 450 anos para se decompor.

Consegue imaginar quantas gerações vão passar pela Terra enquanto aquele copo descartável que você usa para tomar água ou cafezinho continua a poluir o meio ambiente? Pense nisso.

Vá de caneca, pois o plástico faz mal à saúde

Pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) afirma que uma das substâncias usadas na composição de copos plásticos descartáveis, o Estireno, é prejudicial à saúde e pode até provocar câncer.

Essa substância é liberada quando o copinho plástico é usado para beber líquidos quentes, como café ou chá.
A quantidade que desprende do plástico é maior que a recomendada como segura pelo Ministério da Saúde.

Somente esta razão já seria motivo suficiente para você aderir a uma das várias campanhas “Vá de Caneca”, espalhadas pelo Brasil.

Copo descartável é nada sustentável

Com a escassez de água que atingiu algumas regiões do Brasil recentemente, o copo descartável foi tratado por algumas pessoas como alternativa para economizar água. No entanto, o que acontece é justamente o contrário.

Uma pesquisa da Universidade Federal de São Carlos, localizada em São Paulo, revelou que são gastos 3 litros de água para fabricar apenas um copo plástico descartável.

Enquanto isso, lavar um reutilizável consome somente 300ml. Então, o gasto para cada copo descartável produzido seria suficiente para lavar 10 vezes uma caneca de porcelana ou 10 canecas, por exemplo

Gestores ambientais apostam nas canecas

A maior parte da produção de copos descartáveis é vendida para ambientes com grandes concentrações de pessoas, como comércio, indústrias, escritórios, órgãos públicos e eventos. Mas isso está mudando, graças à conscientização proposta por meio de gestão socioambiental.

, derivados de petróleo, para utilização com alimentos e bebidas.

Um bom exemplo dessa preocupação vem do Poder Judiciário em todo o Brasil. Os Tribunais adotaram a causa e já colhem frutos referentes à substituição dos descartáveis pelas canecas.

Um balanço socioambiental divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aponta que só no ano de 2016 os tribunais deixaram de consumir 2,7 milhões de copos plásticos.

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª região, no Rio Grande do Sul, é um dos que passou a distribuir canecas de porcelana para servidores e magistrados.

Dados deste tribunal revelam que a campanha evita que 13 mil copos plásticos sejam descartados em aterros sanitários e lixões todos os dias.

Canecas divertem ambiente de trabalho

As canecas de porcelana usadas no ambiente de trabalho podem ser personalizadas com a logomarca ou outra arte escolhida pela empresa, quando distribuídas.

No entanto, quando os próprios funcionários adotam a iniciativa, além de cuidar do meio ambiente é possível usar a criatividade e o talento de cada um para personalizar as canecas.

Assim, além de contar um pouquinho do perfil de cada profissional, as canecas podem colorir e dar um charme especial ao escritório ou a diferentes setores de uma indústria. É só usar a imaginação.

Ficou convencido da utilidade das canecas para cuidar do meio ambiente? Então participe da campanha e “vá de caneca”. Faça a encomenda da sua empresa ou a sua encomenda pessoal.