Desenho na Caneca, Dia dos Pais

Desenho infantil pode revelar inteligência de criança

Desenho Infantil Caneca Personalizada

[vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Além de ser uma brincadeira divertida, o desenho infantil é um estímulo positivo para a formação da personalidade, e um possível indicador do nível de inteligência no futuro.

Se até agora você não dava a devida importância aos rabiscos e formas indefinidas que seus filhos criavam, isso vai mudar completamente.

Sabe aquela obra de arte que “de cara” você imagina pendurada na parede da sala? Após ler este artigo você sentirá o mesmo desejo em relação ao desenho infantil do(s) seu(s) filho(s).

Seja em quadros com desenhos dos filhos ou por meio de uma simples caneca fofa com desenho deles, você nunca mais vai esquecer que tem muito amor envolvido nas produções dos seus pequenos artistas.

Para começar, você sabia que por meio de imagens de pai, mãe e filho em desenho uma criança revela como é o seu “mundinho” e até o seu estado de ânimo? Não?! Então, é a hora de aprender a ler alguns sinais:

Como traduzir o que a criança quer dizer com desenho

Isso mesmo: tradução. Mais que um passatempo, o desenho infantil revela os sentimentos da criança, como é o convívio com a família e pessoas próximas, e até mesmo com pessoas das quais ela prefere manter distanciamento. Interessante não?

Compreender o que um artista tão jovem e em pleno desenvolvimento quer expressar é uma tarefa possível. No entanto, ao visualizar o desenho de uma criança é necessário considerar a faixa etária e as habilidades que já adquiriu ou ainda vai desenvolver durante o crescimento.

Então, nada de avaliação estética. Seu olhar deve estar atento aos detalhes com possíveis significados. Algumas dicas podem ajudar a exercitar uma visão diferenciada sobre desenhos infantis. Confira:[/vc_column_text][woodmart_title size=”medium” color=”primary” align=”left” style=”underlined” tag=”h3″ title=”1- Do tamanho do afeto:”][vc_column_text]Se observar uma criança desenhando em tamanho desproporcional, ou apagando e refazendo várias vezes um desenho, isso pode representar que ela não vive em uma situação normal.

Do contrário, quando o desenho infantil é feito com continuidade nos traços e na proporcionalidade razoável, isso demonstra uma rotina dentro da normalidade que ela necessita. Outro detalhe que não passa despercebido é o fato de a criança sempre desenhar em tamanho maior a pessoa mais importante para ela.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][woodmart_title size=”medium” color=”primary” align=”left” style=”underlined” tag=”h3″ title=”2- “Do fundo do coração“:”][vc_column_text]No desenho, os bonecos que a criança deixa mais perto dela são os membros da família pelos quais sente mais afeto.

São os mais importantes para ela. Se ela demora a começar desenhar alguém, deixa essa pessoa longe de si ou apaga essa imagem e refaz, pode existir algum conflito.

[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][woodmart_title size=”medium” color=”primary” align=”left” style=”underlined” tag=”h3″ title=”3- Pedido de atenção:”][vc_column_text]A criança tende a desenhar-se entre os pais. Caso não faça isso ou desenhe a si mesma longe deles, é possível que esteja sentindo falta de atenção. Traçar bonecos sem as mãos, quando já tem capacidade de desenhá-los por completo, pode indicar falta de afeto.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][woodmart_title size=”medium” color=”primary” align=”left” style=”underlined” tag=”h3″ title=”4- Expressões refletem cotidiano:”][vc_column_text]Se no desenho os bonecos que representam familiares estão sorrindo, tristes ou zangados, isso pode ser a tradução de como a criança se sente ou percebe os membros da família.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1497448095603{margin-bottom: 10px !important;}”][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][woodmart_title size=”medium” color=”primary” align=”left” style=”underlined” title=”5- Excluído do desenho:”][vc_column_text css=”.vc_custom_1532960018818{margin-bottom: 15px !important;}”]Ficar de fora do desenho pode ser reflexo de alguma omissão sua com a criança ou um conflito que ela ainda não superou. Se isso acontecer é bom correr atrás do prejuízo, “consertar” as coisas e garantir colocação no próximo desenho.

Ficou curioso?

Reveja os desenhos do seu filho ou irmão menor, ou peça que faça um desenho da família (sem pressão ou interferência, é claro). Deixe a criança livre para criar.

Depois, que tal imprimir essa arte em uma caneca com desenho para o Dia dos Pais?

 

O que um desenho tem a ver com inteligência?

Segundo um estudo da universidade britânica King’s College, a complexidade dos desenhos de uma criança de 4 anos pode ser um indicativo dos níveis de inteligência que ela atingirá no futuro.

Pesquisadores da universidade estudaram 7.752 pares de gêmeos por dez anos. A primeira etapa da investigação foi quando as crianças tinham 4 anos de idade. Os profissionais envolvidos na avaliação solicitaram que os pequenos gêmeos desenhassem uma criança. Os estudiosos analisaram a complexidade dos desenhos infantis. Também submeteram os pequenos desenhistas a testes de inteligência.

Uma década depois (2014), em uma segunda etapa da pesquisa, aquelas crianças.

Agora adolescentes de 14 anos – passaram novamente pelos mesmos testes.

E foi constatada uma relação moderada entre “o antes” e “o depois”, ou seja, as crianças de 4 anos que haviam apresentado maior nível de inteligência mantiveram esse padrão até a adolescência.

Mas fique tranquilo se seu filho não é um gênio do desenho, pois os estudiosos também afirmam não ser a capacidade de desenhar bem na infância um fator determinante de inteligência futura.

 

Ser um bom desenhista é uma resultante de vários fatores. Entre eles:

 

Entenda a importância do desenho infantil

Partindo do pressuposto que toda criança é naturalmente criativa.

É fácil concluir que a simples possibilidade de desenhar é um estímulo positivo para o desenvolvimento de sua personalidade e inteligência.

Os traços de personalidade emitidos através dos traços no desenho infantil são importantes.

Tão importantes que são usados em áreas como educação e psicologia.

A – DESENHAR É ESSENCIAL PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE UMA CRIANÇA

Enquanto desenha a criança se expressa e aprende. O desenho na educação infantil é uma das principais atividades cognitivas e é apresentado aos pequenos como uma brincadeira.

É uma atividade divertida que colabora para a visão, organização do pensamento, coordenação motora e vários outros aspectos que vão contribuir também para a alfabetização.

DESENHAR AJUDA A APRENDER SOBRE UMA INFINIDADE DE COISAS. A SEGUIR VOCÊ CONFERE ALGUMAS DELAS:
  • Tempo
  • Noções de espaço
  • Quantidade
  • Sequência
  • Linguagem oral e escrita

B-A PSICOLOGIA CONSEGUE INTERPRETAR OS DESENHOS DAS CRIANÇAS

A habilidade de se expressar por desenhos é uma forma de comunicação exclusiva dos seres humanos. Por isso é tão respeitada.

Por meio de avaliação psicológica é possível perceber detalhes.

Detalhes que nem sempre são observados ao visualizar o desenho de uma criança.

Por exemplo, que crianças que costumam desenhar tudo pequeno são retraídas.

Além disso, tímidas, reprimidas e não têm o hábito de chamar atenção. Já as que desenham tudo grande são mais livres e extrovertidas.

Seja num desenho da família, da escola ou que mostre até aonde sua imaginação alcança, a criança precisa que pais, acrescentando-se que professores e qualquer outra pessoa valorize suas criações.

É indispensável levar em conta que para o pequeno artista não existe nada feio ou errado. Senão entender um desenho infantil peça que a criança explique. Ela vai lhe contar uma história muito interessante e ainda estará exercitando sua linguagem oral.

 

Pensando em valorizar todo o talento dos desenhistas que você tem em casa ou na sua sala de aula, a Canecas 24 Horas reproduz desenhos de crianças em canecas personalizadas de porcelana.

Então, se você tem um desenho muito especial do seu filho ou quer propor uma atividade diferente para seus alunos, que tal transformar desenhos em presentes?

Imprima-os em canecas e eternize os sentimentos expressados pelas crianças.

Desenhos infantis agradam em todas as ocasiões. Inclusive nessa.[/vc_column_text][vc_zigzag color=”green” css=”.vc_custom_1530047030097{padding-top: 10px !important;padding-bottom: 30px !important;}”]

[/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][woodmart_title size=”medium” color=”primary” align=”left” title=”Você também pode se interessar…”][vc_basic_grid post_type=”post” max_items=”3″ item=”basicGrid_TextFirst” grid_id=”vc_gid:1549212052363-52ca5470-7d42-6″][/vc_column][/vc_row]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.